Cannelés de Bordeaux


Os cannelés de Bordeaux tem sua origem na França do século XVIII. São feitos a base de leite, açúcar, ovos, farinha de tribo, baunilha e rum.
"Le canelé est un petit gâteau, spécialité Bordelaise, il est aussi appelé cannelé, camnelet, camelet, millas-camelet , millason et est peût-être aussi le canule qui se consommait su XVIIe siècle à Bordeaux"




Recheio macio e casquinha crocante: este é o bolo conhecido como ‘cannelé de Bordeaux’. A história da especiaria vem do século 18, quando sua receita surgiu na cidade de Bordeaux, na França. O doce era tão querido pelos chefs da época que foi criada uma espécie de “sociedade do cannelé”, que competia com a então “sociedade das massas”. Além disso, quem produzia os canelés era conhecido como “Canaulier” – e mantinha a receita secreta, garantindo o charme dos bolinhos.



O que é? 
Canele é uma pequena massa francesa com um creme suave e macio no centro, e uma crosta escura, espessa e caramelizada. A sobremesa, que tem uma forma cilíndrica, pequena e estriada com aproximadamente duas polegadas de altura, é uma especialidade da região de Bordeaux na França, mas pode muitas ser encontrada em confeitarias parisienses também. Preparada com ovos, leite, açúcar, farinha, aromatizado com rum e baunilha, a massa é cozida na forminha, dando à Cannele uma crosta caramelizada e bem cremoso no interior.

História
Em Limoges, houve um alimento chamado "canole", uma especialidade que consiste de pão feito com farinha e gemas de ovos. É possível que este seja o mesmo produto que o vendido em Bordeaux desde o século 18, sob o nome de «Canaule", também escrito "Canaulé" ou "Canaulet". Eles eram tão populares que havia artesãos especializados em prepará-los. Estes padeiros especiais receberam o nome de "Canauliers" e registraram a “Corporation” com o Parlamento de Bordeaux em 1663. A cooperativa só lhes permitiu fazer alguns alimentos muito específicos - "pão bento", "Canaules" e ". Retortillons". Mas, como não faziam parte da Corporação de confeitaria (Guild), foram proibidos de usar leite e açúcar. Massas que continham leite e açúcar - conhecida como "mixtionnée" - foram reservados para a Corporação de confeitaria (Guild).  A guerra entre os "Canauliers" e os cozinheiros chefe de confeitarias sobre o uso da massa "mixtionnée" durou muito tempo. A 3 de março de 1755 a decisão do Conselho de Estado em Versalhes deu a "Canauliers" vitória sobre os confeiteiros.


Os "Canauliers" cresceram a tal ponto que um decreto de 1767 limitou o número de lojas autorizadas. E criou requisitos muito rigorosos de adesão à profissão, mas esse limite nunca foi respeitado. E em 1785 havia nada menos que trinta e nove Canauliers em Bordeaux, entre os quais pelo menos 10 eram no bairro de Saint-Seurin. A Revolução Francesa aboliu todas as corporações, mas não a profissão de Canaulier.


Seriam os Canaules ou Canoles os ancestrais do nosso Cannele moderna? Parece provável pela etimologia da palavra. Por outro lado, nenhum texto, ou inventário de lojas, nem arquivos dão dicas sobre os moldes da “Corporation”. E ainda menos na forma dos moldes utilizados para cozinhar aqueles "Canaules".
Fonte: http://www.gostinhodointerior.com/2012/05/canneles.html 







Vide: http://fr.wikipedia.org/wiki/Canelé 

http://taniabastos.blogspot.com.br/2013/05/canneles-bordeaux.html

http://www.petitgastro.com.br/canele-um-doce-tipico-de-bordeaux-na-franca/#sthash.f3WSq28B.dpbs

http://mundocomida.wordpress.com/2011/04/





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA DA SEMANA DO GOSTO NO BRASIL

Estômago, filme do diretor curitibano Marcos Jorge , 7ª Arte &Gastronomia

Filmes com temáticas gastronômicas com ator francês Louis de Funès