Comidas típicas - Tortilha espanhola ( Tortilha de patata )



Espanha 



Ao viajar para a Espanha, na região de Barcelona eu conheci a "tortilha de patata", comida típica espanhola e da América Hispânica. A mais tradicional é feita com batatas frita, misturada com ovos batidos, cebola, azeite de oliva e sal. Segundo ao livro de receitas de comidas tradicionais ( Traditional Spanish Cooking ) "as batatas devem ser cozinhadas lentamente primeiro no óleo ou azeite de oliva, para que encharquem e amoleçam, dando a consistência ideal para o prato". A tortilha é consagrada como símbolo solar, pela sua forma  sempre redonda e de cor amarela. Existe muitas variações no acréscimo de ingredientes, tais como: pimentão verde e vermelho, presunto cru, ervilha, abobrinha, chouriço, páprica ( tortilha brava de Madrid)... até os veganos criaram sua receita de tortilha sem a adição de ovos e para dar a cor amarela se utiliza a farinha de milho. No Brasil também temos a nossa tortilha, o omelete. 

A Tortilha como a Paella é um pratos mais tradicionais da cozinha espanhola, mesmo sendo tão rústica e rotulada como vulgar pela sua simplicidade pode alcançar elevado grau de perfeição e de apreciação. Pode ser servida no café da manhã ou como refeição completa com salada de folhas verdes ou ainda como petisco ( tapa ). Eu as degustei como tapas e no café da manhã. Além das caseiras, pode-se encontrar esse "manjar exquisito" como se referem os espanhóis as tortilhas, nos restaurantes, nos bares e até prontas nas gôndolas de frios dos supermercados da Espanha. 

Não há dados concretos para situar concretamente a sua origem, algumas das teorias nos levam a Navarra, capital Pamplona, onde a língua falada é o basco ( euskara ). 

Um dos documentos que fazem menção a tortilha é de 1817, "Memorial de la ratonera", que foi exposto à Corte de Navarra e Ribera para comparar os camponeses da zona das montanhas que viviam em condições precárias. Há relatos de que as mulheres desta região sabiam elaborar as tortilha de modo econômico, utilizando apenas: " dos o tres huevos en tortilha para cinco o seis, porque nuestras mujeres la saben hacer grande y gorda con pocos huevos mezclando patatas, atapurres de pan u otra cosa..." ( dois ou três ovos em tortilha para cinco ou seis pessoas, porque nossas mulheres sabem prepará-la grande e pesada mesmo com poucos ovos, misturando batatas, pedaços de pão ou outras coisas...).


E vale relembrar que a procedência da batata é da América do Sul, cultivada pelo povo Inca. A batata chegou a Espanha em meados do século XVI . 

Atualmente, a batata é um dos ingredientes mais tradicionais da gastronomia espanhola, e a tortilha é a protagonista.

Tortilhas, um pedaço da tortilha de espinafre e outro pedaço de tortilha de cebola.



Tortilha servida como tapas.






Região de Navarra, norte da Espanha.










REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

Janet Mendel, (2005), «Traditional Spanish Cooking», Frances Lincoln, ISBN 0-7112-2677-6, pp:232

https://books.google.fr/books?id=P3JxBAAAQBAJ&pg=PT1045&dq=tortilla+espanhola+origem&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiM_uiK4eDMAhXDVhoKHZuPAtkQ6AEIHTAA#v=onepage&q=tortilla%20espanhola%20origem&f=false ( acesso: 17 de maio de 2016 ) 









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA DA SEMANA DO GOSTO NO BRASIL

Estômago, filme do diretor curitibano Marcos Jorge , 7ª Arte &Gastronomia

Filmes com temáticas gastronômicas com ator francês Louis de Funès