SEMANA DO GOSTO
E
POLÍTICAS PÚBLICAS NA ÁREA DA ALIMENTAÇÃO





A Semana do Gosto no Brasil é um acontecimento inspirado na Semaine du Goût, evento realizado na França, pela iniciativa do Jornalista Gastronômico, Jean-Luc Petitrenaud e a Coletiva do Açúcar, há mais de 18 anos. Visa abordar o tema da Alimentação e criar um instrumento pedagógico tanto para o sistema educativo como para o consumidor cidadão. O intento da proposta da Semana do Gosto no Brasil é contribuir através do tema da Alimentação para o desenvolvimento de vários setores públicos e privados.

Na Semana Mundial da Alimentação, no mês de outubro, na França e em outros países europeus, que seguem o modelo francês, aborda-se intensamente o tema da Alimentação em escolas, universidades, comércio, em instituições públicas e privadas e para o grande público consumidor, durante este período do ano, tudo gira em torno do ato de comer, alimentar-se e nutrir-se. É tão intenso tal evento que já faz parte do contéudo programático das escolas francesas. Chefes de cozinha e profissionais da área da alimentação (nutrucionistas, agricultores...) vão às escolas dar as Lições de Gosto, com assuntos sobre a Segurança Alimentar e Nutriconal; Soberania Alimentar; Alimentação Prazerosa e Saudável; História e Cultura da Alimentação, Agroecologia, Ecopedagogia, entre outros.

A Semana do Gosto coaduna com Alimentos Livres de Transgênicos, com a política/programa Fábrica do Agricultor e busca a sinergia com os Programa do Governo do Estado do Paraná e do Governo Federal na área da Alimentação.

A Semana do Gosto foi chancelada pelo Ministério da Cultura em prol da comemoração do Ano da França no Brasil 2009.
OBJETIVOS DA SEMANA DO GOSTO NO BRASIL

1. Divulgar no Brasil o evento da Semana do Gosto que se inspira na Semaine du Goût na França, mas que se adapta à realidade brasileira;
2. Estreitar os laços culturais, históricos com a França provocando o diálogo entre pesquisadores universitários brasileiros e franceses na discussão sobre o tema da História e Cultura da Alimentação francesa e sua inserção no Brasil;
3. Propor as “Lições de Gosto”, a exemplo da Semaine du Goût da França, em uma escola da rede pública de ensino. Chefes de cozinha e especialista da na área da alimentação vão até o Colégio Estadual Paulo Leminski dar uma lição de gosto e preparar uma receita francesa com os alunos, desenvolvendo a historicidade do tema;
4. Propor um “menu popular francês” nos Restaurantes Universitários da UFPR, complementando os seminários promovidos pelo departamento de História por ocasião do evento, com especialista franceses no tema da História e Cultura da Alimentação.
5. Promover seminário pelo Departamento de História/UFPR, com especialistas franceses e brasileiros no tema da História e Cultura da Alimentação.

PERÍODO: De 13 a 17 de outubro de 2009.

CIDADE: Curitiba – Paraná – Brasil

LOCAL: Universidade Federal do Paraná - Restaurantes Universitários e Anfi-teatro.
Colégio Estadual Paulo Leminski.

PROPONENTES:
Pessoa Jurídica: UFPR – Universidade Federal do Paraná –História e Pesquisa e Cultura da Alimentação –
Pessoa Física: Sheila Denize Soares – PEDAGOGA – Integrante do Grupo de História e Cultura da Alimentação – UFPR.

PARCEIROS FRANCESES:
CCFB – Câmara de Comércio França-Brasil
APFPR – Associação de Professores de Francês do Paraná

APOIO DE ENTIDADES:
CCFB – CAMARA DO COMERCIO FRANÇA-BRASIL
NÚCLEO DE HISTÓRIA E CULTURA DA ALIMENTAÇÃO DA UFPR
ALIANÇA FRANCESA DE CURITIBA
SENAC/PR
UFPR – DELEM – CELIN
UFPR – RELAÇÕES INTERNACIONAIS
SECRETARIA ESTADUAL DE CULTURA DO PARANÁ
SEMA – SECRETARIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE
SANEPAR
RÉGION RHÔNE-ALPES – DESUP

Cordialmente
Sheila Denize Soares.

denizepedagoga@yahoo.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA DA SEMANA DO GOSTO NO BRASIL

Estômago, filme do diretor curitibano Marcos Jorge , 7ª Arte &Gastronomia

Filmes com temáticas gastronômicas com ator francês Louis de Funès