Semana do Gosto e História da Páscoa - Feliz Passagem!!!

FELIZ PASSAGEM
FELIZ PASSAGEM


O termo Páscoa significa: Passagem
Grécia Antiga: Paskha (passagem)
Latim: Pache (passagem)
Hebreus: Peschad (passagem)

Há registros históricos que demostram que a Festa de Passagem é comemorada entre o povo europeu há milhares de anos.
Para entender o significado da Páscoa cristã, é necessário voltar à Idade Média e lembrar que os antigos povos pagãos europeus, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Easter, em inglês, derivada de Eostre, deusa anglo-saxã do amanhecer. Ostera (ou Ostara) é a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Persephone. Na mitologia romana, é Ceres. Os antigos povos pagãos comemoravam a chegada da primavera decorando ovos. O próprio costume de decorá-los para dar de presente na Páscoa surgiu na Inglaterra, no século X, durante o reinado de Eduardo I (900-924), o qual tinha o hábito de banhar ovos em ouro e ofertá-los para os seus amigos e aliados.
(acessado dia 09 de abril de 2009)
Deusa Eostre, deusa saxônica da fertilidade que segura um ovo nas mãos e tem um coelho (lebre) aos seus pés.

Passagem Sociedade Grega:
Festejavam a passagem do inverno para a primavera, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.


Passagem Judaica:
Marca o êxodo do povo Hebreu do Egito (Êxodo 12), também está relacionada com a passagem deste povo pelo Mar Vermelho.

"Antes do povo hebreu partir, cada família deveria preparar em casa a última refeição antes da longa viagem que fariam pelo deserto.Prepararam um cordeiro assado, pães ázimos (sem fermento, para lembrar que saíram com pressa do Egito) e ervas amargas (para lembrar do sofrimento do povo no deserto, rumo à Terra Prometida). Todas as casas deveriam passar o sangue do cordeiro nos umbrais das portas, como sinal da submissão a Deus e também para preservar a vida. Esta Páscoa, para os hebreus, representou um tempo de esperança e libertação, a passagem pelo deserto para chegar em um lugar preparado por Deus, muito melhor de se viver."
(acessado dia 09 de abril de 2009)

Passagem para os Cristãos:
Ressurreição de Jesus Cristo, passagem da morte para a vida eterna.



Páscoa e Coelhinho

"A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

"Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida."


"A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII."
(acessado dia 09 de abril de 2009)
Feliz Passagem.
Faça algo que indique uma passagem em sua vida no dia de Páscoa.
Passar de uma situação para outra.
*******__________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA DA SEMANA DO GOSTO NO BRASIL

Estômago, filme do diretor curitibano Marcos Jorge , 7ª Arte &Gastronomia

Filmes com temáticas gastronômicas com ator francês Louis de Funès