Alimentação e Natação
Alimentação e Natação
Fonte do texto: Medalha Brasil
ANTES
Antes de iniciar a natação é recomendável evitar o consumo de gordura uma hora antes, ou até mesmo a proteína. O aconselhável é somente ingerir carboidratos como torradas, um copo de suco ou uma fatia de bolo, mas sem abusar. Para os praticantes o ideal é consumir 300 a 500 gramas de carboidratos por dia.
Nos casos dos nadadores que treinam com uma frequência maior podem não consumir carboidratos suficientes prejudicando o seu desempenho dentro da água. Os atletas que enfrentam por situação semelhante podem adicionar um suplemento alimentar alto em carboidrato, com o intuito de fornecer calorias extras e melhorar a sua atuação durante os treinos. Alimente-se corretamente e evite comida pesada, pois ela requer de uma boa digestão.
Não pratique a natação com o estômago vazio e sem energias, coma algo leve, como um sanduíche natural, uma fruta ou iogurte. Exercitar sem ingerir nada no estômago pode proporcionar um rendimento baixo e até acarretar problemas sérios de saúde.
DURANTE O EXERCÍCIO
Os riscos de desidratação durante o treino podem ser grandes se não houver uma reposição hídrica constante. A vontade de beber água é menor em atletas que fazem esportes aquáticos. Uma dica para essa reposição rápida é deixar uma garrafa de água a beira da piscina e sempre beba nas pausas do treino, esse hábito evitará a desidratação. Ou em vez da água, é possível também ingerir líquidos esportivos e carboidratos. Acrescentar o carboidrato durante o exercício adia o cansaço e prolonga as atividades na água.
DEPOIS
Após ter gastado todas as energias dentro da piscina agora é a hora ideal para recuperá-las. Procure fazer uma refeição que contenha carboidratos, lipídeos e proteínas com objetivo de repor esses nutrientes perdidos durante os exercícios.
Durante o treino o nadador precisa ingerir cerca de 70 gramas de carboidratos, essa quantidade aumenta depois da atividade para 75 a 100 gramas, eles deverão ser consumidos em intervalos de 2 a 4 horas. Com o líquido é o mesmo procedimento, o atleta deve beber três copos de água para repor 500 gramas de líquido perdido.
Esse procedimento ajudará o atleta a repor todo o glicogênio antes de iniciar qualquer outro exercício físico, caso ele não se cuide será necessário esperar até 24 horas para reabastecer os músculos.
A natação não tem restrição de idade e proporciona uma série de vantagens para o nosso organismo. Além de ser um dos grandes aliados no combate ao stress, à concentração exigida para conciliar respiração e movimentos leva a uma sublimação das tensões e um distanciamento dos problemas do cotidiano. Conheça alguns dos seus benefícios e comece a praticar:
- Não causa impacto nas articulações e nem na musculatura.
-Aumenta a capacidade respiratória, com o consequente aumento da resistência do fôlego.
- Melhora o condicionamento físico.
-Gasto calórico de até 600 Kcal/hora.
- Coração e pulmões acertam o ritmo
- Diminui a flacidez
- Redução de frequência cardíaca em repouso
-Redução da pressão arterial
-Bom funcionamento da atividade cardiorrespiratória
Fonte: Medalha Brasil -
Comentários