Filmes com temáticas gastronômicas com ator francês Louis de Funès
Louis de Funès : Ator francês renomado que atuou em filmes com o tema da "Gastronomia" entre outros tantos temas. No entanto, como a finalidade do blog é a Gastronomia, a Culinária, a Alimentação e seus princípios, então, eu irei indicar a filmografia deste comediante que se refere ao objeto de estudo da " Semana do Gosto".
Breve apresentação
Nome completo: Louis Germain David de Funès de Galarza
Nascimento: 31 de julho de 1914 Courbevoie, França
Morte: 27 de janeiro de 1983 (68 anos) Nantes, França
Ocupação: ator
"Louis de Funès começou a carreira em 1945, mas se tornou mundialmente conhecido em 1964 ao interpretar pela primeira vez o seu personagem mais famoso, um mal-humorado "gendarme". Seu maior sucesso no cinema fora da França foi o filme "As Loucas Aventuras do Rabbi Jacob" (Les Aventures de Rabbi Jacob), um campeão de bilheteria inclusive nos cinemas brasileiros na década de 1970." Fonte: Wikipedia
Filmografia do ator comediante "Louis de Funès" referente aos temas culinários, gastronômicos, alimentícios... da" Semana do Gosto":
Le grand restaurant de Jacques Besnard (1966)
L'aile ou la cuisse de Claude Zidi (1976)
La soupe aux choux de Jean Girault (1981)
Le grand restaurant (1966)
Sinopse
O Senhor Septime leva com mão de ferro o famoso Grand Restaurant "Chez Septime" templo parisiense de gastronomia francesa. Determinado a tratar o cliente como um rei caprichoso, ele não hesita em infligir um tratamento condescendente com seus funcionários ao menor erro. O trama do filme se dá em torno do sumiço de um cliente que é o presidente de um país sul americano. O proprietário do restaurante, Septime, é o principal suspeito. Uma organização de temíveis terroristas lança-se à procura do foragido e cerca o restaurante, onde começa uma comica situação de esconde-esconde entre policiais, jornalistas e os garçons de Septime.
____
O filme inicia com a preparação de vários pratos na cozinha do fictício "Chez Septime" e com o Senhor Septime fiscalizando cada detalhe no restaurante, desde o atendimento dos garçons até os pratos preparados na cozinha. Com gestos cômicos na face e nas ações dá ordens de forma ríspida e anota em uma caderneta o comportamento considerado inadequado de seus funcionários, o único que é poupado é o cozinheiro chef, assim se segue as primeiras cenas.
As cenas seguintes se dão com o Senhor Septime atendendo amistosamente aos seus nobres clientes, os ministros de estados, os empresários...,e, ao ser apresentado a um estrangeiro alemão este lhe pede a receita do seu suflê de batata ( soufflé a la pomme de terre), então, a cena se torna bem sátira, com o Louis de Funès passando a receita em alemão e uma sombra, talvez dos pratos ou bandejas, faz com que forme um bigode e um cabelo em Funès e neste momento ele fica parecido com o Hitler, insinuando possivelmente o modo quase ditador do personagem em administrar o seu estabelecimento.
O Senhor Septime para testar e avaliar como os seus funcionários se comportam em situações inesperadas se disfarça e vai ao restaurante se passando por um cliente super exigente. E, com tantas gafes cometidas pelos seus colaboradores e com o intuito de receber de forma impecável o esperado presidente sul-americano, Septime lhes dá um engraçado treinamento.
A grande confusão do filme acontece no momento de servir a imensa sobremesa aos ilustres clientes, a meia luz o "dessert" ao ser flambado vai estourando e se desmanchando, após o acender das luzes percebesse o sumiço do presidente, e, assim a trama segue.
Para assistir a está comédia que tem como pano de fundo o grande restaurante é possível acessá-lo pelo YouTube
http://youtu.be/q6C4s_fV0Hc em francês.
O título do filme em português é "O grande restaurante".
L'aile ou la cuisse (1976)
A princípio este filme encenado por Louis de Funès, não é apenas uma mera comédia cinematográfica é também a valorização da boa alimentação e uma crítica à alimentação industrializada decorrente do começo da década de 70 na França e no mundo.
A película começa com uma introdução ao famoso "Guia Duchemin" (uma cópia do famoso "Guia Michelin"), que avalia aos restaurantes e lhes dá as estrelas, caso eles o mereçam. É a partir daí que a história começa... vemos Louis de Funès, como Charles Duchemin, vestido de senhora idosa, ele se camufla para uma das suas visitas ao restaurante "Coquille D'Or". Boa parte do filme se passa com Duchemin disfarçado para não ser reconhecido, isto porque ele está a preparar o Guia do ano seguinte. Até que o seu rival lhe rouba as provas finais. No decorrer dos acontecimentos o ele se depara com o seu concorrente que é adepto de uma alimentação puramente industrializada.
O título em português é: "A asa ou a coxa"
La soupe aux choux (1981)
Comentários