SEMANA DO GOSTO 2009
A Semana do Gosto, no Brasil, é um acontecimento inspirado na Semaine du Goût, evento realizado na França, há mais de 18 anos, pela iniciativa do jornalista gastronômico Jean-Luc Petitrenaud e da “Coletiva do Açúcar”. A Semana visa abordar o tema alimentação e criar um instrumento pedagógico tanto para o sistema educativo como para o consumidor–cidadão. O objetivo da Semana do Gosto é contribuir através do tema da alimentação para a melhoria da qualidade de vida da população e pelo desenvolvimento de vários setores ligados a essa área, públicos ou privados.

Na Semana Mundial da Alimentação, no mês de outubro, na França e em outros países europeus que seguem o modelo francês, aborda-se intensamente o tema alimentação em escolas, universidades, comércio, instituições públicas e privadas e, para o grande público consumidor, durante este período do ano, tudo gira em torno do ato de comer, alimentar-se, nutrir-se. O evento é tão intenso que já faz parte do contéudo programático das escolas francesas. Chefes de cozinha e profissionais da área da alimentação vão às escolas dar as Lições de Gosto, com assuntos sobre a Segurança Alimentar e Nutriconal; Soberania Alimentar; Alimentação Prazerosa e Saudável; História e Cultura da Alimentação, Agroecologia, Ecopedagogia, entre outros.

A Semana do Gosto é tema transversal a disciplinas como Alimentos Livres de Transgênicos, bem como está em sintonia com a política/programa Fábrica do Agricultor e busca sinergia com os Programa do Governo do Estado do Paraná e do Governo Federal na área da alimentação.

A Semana do Gosto foi chancelada pelo Ministério da Cultura como parte da comemoração do Ano da França no Brasil 2009.


OBJETIVOS

1. Divulgar no Brasil o evento da Semana do Gosto, inspirada na Semaine du Goût na França, mas que se adapta perfeitamente à realidade brasileira;
2. Estreitar os laços culturais e históricos com a França, estimulando o diálogo entre pesquisadores universitários brasileiros e franceses na discussão sobre o tema da História e Cultura da Alimentação francesa e sua inserção no Brasil;
3. Ministrar as “Lições de Gosto”, a exemplo da Semaine du Goût da França, em uma escola da rede pública de ensino. Chefes de cozinha e especialista na área da alimentação vão até o Colégio Estadual Paulo Leminski dar uma lição de gosto e preparar uma receita francesa com os alunos, desenvolvendo a historicidade do tema;
4. Propor um “menu popular francês” nos Restaurantes Universitários da UFPR, complementando os seminários promovidos pelo departamento de História por ocasião do evento, com especialista franceses no tema da História e Cultura da Alimentação.
5. Promover um seminário pelo Departamento de História/UFPR, com especialistas franceses e brasileiros no tema da História e Cultura da Alimentação.


PERÍODO E CIDADE:
De 13 a 17 de outubro de 2009.
Curitiba – Paraná – Brasil
LOCAIS
Universidade Federal do Paraná - Restaurantes Universitários e Anfi-teatro.
Colégio Estadual Paulo Leminski.
PROPONENTES
Universidade Federal do Paraná (UFPR) - História e Pesquisa e Cultura da Alimentação (pessoa jurídica)
Sheila Denize Soares – PEDAGOGA, Integrante do Grupo de História e Cultura da Alimentação da UFPR (pessoa física)
PARCEIROS FRANCESES
Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB)
Associação de Professores de Francês do Paraná (APFPR)

ENTIDADES APOIADORAS
CCFB – CAMARA DO COMERCIO FRANÇA-BRASIL
NÚCLEO DE HISTÓRIA E CULTURA DA ALIMENTAÇÃO DA UFPR
ALIANÇA FRANCESA DE CURITIBA
CPRA - CENTRO PARANAENSE DE REFERÊNCIA AGROECOLOGIA
SENAC/PR
UFPR – DELEM – CELIN
UFPR – RELAÇÕES INTERNACIONAIS
SECRETARIA ESTADUAL DE CULTURA DO PARANÁ
SEMA – SECRETARIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE
SANEPAR
RÉGION RHÔNE-ALPES – DESUP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA DA SEMANA DO GOSTO NO BRASIL

Estômago, filme do diretor curitibano Marcos Jorge , 7ª Arte &Gastronomia

Filmes com temáticas gastronômicas com ator francês Louis de Funès