OBJETIVOS DA SEMANA DO GOSTO NO BRASIL
1. Envolver as várias sinergias tais como: a comunidade escolar, sociedade civil, comércio, associações, instituições públicas e privadas, agricultores, Estado, outras regiões do país e diferentes países como exemplo da França em prol da Semana do Gosto Brasil/ Semaine du Goût Brésil, visando à valorização da alimentação como a soberania alimentar, segurança alimentar e nutricional, que atrelada ao modo de vida societário refletirá no progresso e benefício humano individual e da coletividade brasileira e mundial. O propósito do projeto é traçar vigorosos liames para o dinamismo econômico e social do país, por meio do tema Gosto;
2. Promover e valorizar o ensino-aprendizagem através do tema gerador do Gosto de forma educativa para a sociedade civil organizada, por meio de múltiplas atividades e eventos nas escolas, Universidades e em outros lugares públicos e privados, tendo como finalidade propiciar um comportamento alimentar que se inscreva ao modo de vida equilibrado. Debatendo deste modo um dos grandes temas da Globalização: a Alimentação, que resultará desta maneia em um modo de vida compensador tanto para o indivíduo uno como para a comoção de uma consciência mais apropriada de Alimentação para coletividade, sendo o novo hábito alimentar escopo de significativa transformação una e coletiva evidenciando destarte a inovação da perspectiva da Semana do Gosto no Brasil;
3. Favorecer e fortalecer estruturas de formação profissional através de parcerias com o setor público, privado e intercâmbios culturais internacionais com a França e outros países, através do projeto da Semana do Gosto. Patrocinando de tal modo a criação artística, inovação tecnológica, pesquisa científica e debate de idéias, movimentando desta maneira a comunidade escolar e regional para as atividades de produção e de formação, propondo aos estudantes das escolas envolvidas possibilidades de preparação profissionais na área da alimentação em geral (produção/preparação/comercialização), escolas de gastronomia, panificação e outras entidades que se enquadram ao Projeto da Semana do Gosto;
4. Unir, propor e desenvolver a educação e aprendizagem ao maior número de consumidores apresentando-os os mais diversos sabores, saberes e gostos, nomeadamente do jovem consumidor, transmitindo os conhecimentos e experiências das gerações mais preparadas as gerações mais novas. Despertando e passando o amor de comer de forma prazerosa e não culpabilizante, através de temas que abarcam: os sentidos, a experimentação, a identidade, o território, a memória, por fim o desenvolvimento humano, sendo estes os temas norteadores da Semana do Gosto no Brasil.
5. Movimentar o sistema gastronômico, turístico, hoteleiro na Semana do Gosto, através dos vários eventos: Lição do Gosto nas Escolas, Restaurantes da Semana do Gosto/Festival de Gastronomia, Talento do Gosto, Circuito do Gosto, Atelier do Gosto, Dia Portas-Abertas para o Gosto, Dinamismo Econômico e Social do Gosto;
6. Valorizar o patrimônio culinário brasileiro através da Semana do Gosto no Brasil, resgatando a identidade cultural dos educandos/ consumidores, através dos cadernos de receitas de famílias das diferentes etnias nos vários estados do Brasil;
7. Refletir sobre questões associadas à culinária/gosto e a ecopedagogia (qualidade da água, compostagem do lixo orgânico...), assunto de grande proeminência na Semana do Gosto;
8. Transformar o evento em uma manifestação anual e ampliar cada vez mais o número de parceiros envolvidos na realização da Semana do Gosto no Brasil.
Comentários