PROPOSTA DA SEMANA DO GOSTO NO BRASIL
O intento da Proposta da Semana do Gosto no Brasil é contribuir através do gosto para desenvolvimento de vários setores. O evento abrange as vertentes: gastronômica, educativa e comercial, associa diferentes ações e atores, tanto públicos como privados para criar uma referência e um instrumento pedagógico tanto para o sistema educativo como para o consumidor.
A Proposta da Semana do Gosto encontra-se em fase de construção, está sendo modelada, experimentada, adaptada e implantada à realidade brasileira. Temos um referencial do modelo francês, mas frente às diferenças continentais é necessário descobrir, valorizar, trabalhar, apreender e transmitir o Sentido do Gosto em nosso país. No ano de 2007 foi dado o primeiro passo para o encaminhamento do projeto que tem o propósito de se perpassar pelos acontecimentos e eventos.
Foi realizado no dia 16 de outubro de 2007, Dia Mundial da Alimentação e no dia 17 de outubro do mesmo ano, no Colégio Estadual Paulo Leminski – Ensino Fundamental/Médio/Profissional, no Estado do
Paraná, o projeto piloto, o ponto de partida da Semana do Gosto, o marco zero de uma proposta que tem a pretensão de participar do desenvolvimento identitário e social de cada um de nós, de nossa escola, de nosso bairro, de nossa cidade, de nosso estado, de nosso país, do nosso planeta.
A Semana do Gosto ultrapassa o âmbito da culinária. O tema central do Gosto permite abordar todos os temas ligados ao aprendizado de um futuro cidadão, a partir da própria experimentação do meio no qual ele vive e de seus sentidos. Engloba gastronomia, saúde, educação, esporte, lazer, cultura, turismo, intercambio cultural, música e tudo que está ligado às atividades diárias dos seres humanos. A generosidade do tema alimentação/gosto é extremamente motivadora e conglomera diversos assuntos ligados ao desenvolvimento humano respeitando a idiossincrasia, pois tem alicerce na filosofia humanista.
O Gosto tem relação intrínseca com a identidade, história, território, memória, sentidos, experimentação e outros temários. O sentido do gosto abarca a formação geral do ser humano, pois “somos o que comemos”. Hipócrates, pai da medicina, divulgou a idéia há mais de 2500 anos. E acrescentou: "Que o vosso alimento seja o vosso primeiro medicamento".
Texto: Sheila Denize Soares e François Fournier
Comentários