Semana do Gosto e Sugestão de Leitura
Autor: Jean-louis Flandrin.
"Enfim, um tratado histórico e antropológico sobre a alimentação, da pré-história aos dias de hoje, apresentando de forma cronológica: as estratégias alimentares dos dois tempos pré-históricos; a função social dos banquetes nas primeiras civilizações; os sistemas alimentares e modelos de civilizações; a alimentação e a medicina; as estruturas de produção; as transformações para um novo equilíbrio alimentar; o aparecimento e expansão dos restaurantes; a indústria alimentar e as técnicas de conservação; a dietética contra a gastronomia; e ainda uma riquíssima bibliografia".
Autor: Gillian McKeith.
"A relação entre comida e saúde depende de um plano alimentar equilibrado. O nosso corpo possui cerca de 100 triliões de células que requerem fornecimento de nutrientes diários para funcionar em pleno. Apenas uma solução alimentar testada previamente e com consequências eficazes poderá conferir-lhe bem estar físico".
http://www.portaldaliteratura.com/livros.php?livro=3754
http://www.portaldaliteratura.com/livros.php?livro=3754
Autor: Henrique Carneiro (esteve em uma palestra na UFPR - assisti)
"A alimentação é, após a respiração e a ingestão de água, a mais básica das necessidades humanas. Mas como ?não só de pão vive o homem?, a alimentação, além de uma necessidade biológica, é um complexo sistema simbólico de significados sociais, sexuais, políticos, religiosos, éticos, estéticos etc. Comida e Sociedade: Uma História da Alimentação abrange, portanto, mais do que a história dos alimentos, de sua produção, distribuição, preparo e consumo. O que se come é tão importante quanto quando se come, onde se come, como se come e com quem se come. As mudanças dos hábitos alimentares e dos contextos que cercam tais hábitos é um tema intrincado que envolve a correlação de inúmeros fatores."
Autor: Luiz Fernando Veríssimo
"A Mesa Vadora traz uma seleção de 47 crônicas recheadas com dicas bem-humoradas de quem transita com a mesma desenvoltura por sofisticados bistrôs de Paris ou pastelarias de beira de estrada. Com o domínio que tem sobre a "gastronomia""e suas variantes, o autor surpreende ao revelar que a única parte de qualquer receita de comida que o interessa é a última, aquela que começa depois do "leve à mesa". "Só entro em cozinha para abrir a geladeira", confessa o gourmet. Mas para sorte de todos, depois de comer tanto e tão bem, Verissimo ainda escreve, deliciosamente, sobre suas memórias gustativas. Em Às Sopas, por exemplo, ele faz uma verdadeira declaração de amor à iguaria e aponta."
Autor: Raul Lody
Como diz Raul Lody: "Comer é ingerir, integrar, comunicar, falar pelos ingredientes, pelos temperos, pelas maneiras de falar cada prato, de consumir cada prato". Assim sendo, o autor demonstra, com amplo domínio do tema e visão antropológica, que o Brasil é "Bom de Boca", graças ao caldeamento de raças e à variedade de condições naturais de seu vasto território. O resultado é o levantamento da complexa culinária brasileira, apresentada na peculiar concepção aberta do autor, com citações de mestres como Câmara Cascudo e Gilberto Freyre.
Comentários